Solar Térmico

EnergiaSolar

 Sabia que a energia solar pode contribuir até 80% da energia despendida em aquecimento de águas sanitárias, (isto é banhos, cozinha, etc)?

As soluções solares para água quente sanitária (AQS) são bastante utilizadas em vários países e pagam-se em poucos anos, pelo que tendo em conta o clima em Portugal, onde temos cerca de 3.000 horas de sol anuais, justifica claramente o investimento.

 

SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS PARA AQUECIMENTO DE ÁGUAS SANITÁRIAS

Ao longo de um ano, um sistema solar térmico pode fornecer até 80% das suas necessidades água quente.
Os sistemas solares térmicos consistem em sistemas de aquecimento de águas com recurso a energia solar.

Essa energia pode assim ser utilizada para o aquecimento de águas sanitárias de sua casa.

 

sistema s tCOMO FUNCIONAM OS SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS

O princípio de funcionamento do sistema solar térmico é bastante simples.
A radiação solar incidente sobre a cobertura de vidro dos colectores solares, transfere-se por calor para o fluido que circula no interior dos tubos de cobre que constituem o colector. Este fluido, ao sofrer o aquecimento, circula em circuito fechado e transfere calor através da serpentina do depósito, aquecendo a água aí acumulada. A circulação do fluido é gerida e controlada pelo regulador solar e pelo grupo de circulação em função das temperaturas registadas na medição.
   

POUPANÇA

Um sistema bem dimensionado permite poupar anualmente até 80% da energia necessária para o aquecimento de águas quentes sanitárias em sua casa.
Nos meses de verão um sistema solar térmico fornece-lhe mais de 100% das suas necessidades de águas quentes sanitárias, podendo o seu excedente ser aproveitado para outros fins já mencionados anteriormente.
Nas zonas do Alentejo e Algarve a radiação solar atinge níveis ainda mais elevados.

 

CcomponentesOMPONENTES DE UM SISTEMA SOLAR TÉRMICO

Colectores Solares
Captam o sol para aquecer o líquido que circula no interior do mesmo. Poderão ser interligados entre si para aumentar a sua capacidade de aquecimento.
Depósito Acumulador
Depósito para acumular a água quente produzida pelo colector solar, tem pelo menos uma serpentina no interior que com a passagem do líquido no seu interior, previamente aquecido no colector, transfere toda a sua energia para a água que se encontra no seu interior, proporcionando assim o seu aquecimento. Poderá possuir também uma resistência eléctrica como apoio ao aquecimento da água, em especial no Inverno.
Grupo Hidráulico
Constituído por bomba de circulação, caudalimetro, termómetros e ligação ao vaso de expansão, onde o seu principal objectivo é fazer circular a agua entre os colectores e o acumulador, de modo a termos permuta térmica.
Controlador
Aparelho electrónico que controla o grupo hidráulico de forma automática. É constituído por sondas de temperatura tanto no colector, como no acumulador, e pela medição da temperatura nestes dois pontos, sempre que a temperatura no colector for superior à do acumulador, o grupo hidráulico arranca.
              

IPOS DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS

Actualmente existem dois tipos de sistemas de aquecimento solar térmico, onde a sua principal diferença consiste no modo como o fluido e a água aquecidos circulam no sistema.

termosifaoSistema Termossifão
Este sistema é composto por um colector solar e um depósito de água que se encontra na parte superior do colector.
O sistema de termossifão é o sistema mais simples de aplicar, funciona de acordo com o princípio da gravidade, isto é, a água quente torna-se mais leve fazendo com que suba naturalmente para o acumulador sem recurso a qualquer grupo hidráulico.
Este tipo de sistema tem a vantagem de ser um sistema mais económico e simples, que requer menores cuidados de manutenção, devido à ausência de órgãos mecânicos e controlos electrónicos, contudo também tem desvantagens como por exemplo, o acumulador tem de ficar acima do colector, a circulação de água é lenta e tem muitas perdas térmicas, principalmente nas noites frias de inverno.
Os sistemas de termossifão são usados principalmente em moradias unifamiliares e sistemas de pequenas dimensões.
Contacte um dos nossos técnicos, sem qualquer compromisso, e saiba qual o sistema mais adequado às suas necessidades.

Sistema Circulação Forçada
O sistema por circulação forçada é composto por um conjunto de equipamentos, dos quais os principais são: colectores solares, acumulador, grupo de circulação e central de controlo.
Neste tipo de sistemas, o acumulador é instalado separadamente dos painéis solares. Ao contrário do que acontece nos sistemas de termossifão, o acumulador é colocado na posição vertical, razão pela qual é assegurada uma melhor estratificação dos níveis de temperatura e, consequentemente, um maior aproveitamento da energia solar. Ainda pelo facto de o acumulador ser colocado num local protegido, as perdas térmicas do depósito diminuem significativamente. Outra vantagem deste sistema diz respeito à sua estética, uma vez que o acumulador não precisa de ser colocado no telhado.
Outras vantagens dos sistemas de circulação forçada são a possibilidade de regulação do caudal, a maior rapidez na obtenção de água quente, maior eficiência, e a integração com sistemas de aquecimento central e/ou aquecimento de piscinas.
Contudo os sistemas de circulação forçada apresentam algumas desvantagens, tais como: são sistemas mais caros, tem um custo eléctrico adicional relativo ao funcionamento da bomba circuladora embora seja muito pequeno e a instalação é mais complexa
Estes sistemas são ideais para aplicações individuais e colectivas, tais como: habitação (unifamiliar, edifícios colectivos), serviços (lares, restaurantes, hotéis, etc.) e indústria.

Contacte-nos, sem qualquer compromisso, e saiba qual o sistema mais adequado às suas necessidades.